Como ajudar os animais vítimas do terremoto na Turquia e na Síria

Como ajudar os animais vítimas do terremoto na Turquia e na Síria

Equipes de resgate seguem trabalhando na Síria e na Turquia para resgatar humanos e animais presos sob os escombros dos prédios desabados, depois do grande terremoto que atingiu os dois países na segunda-feira, dia 06 de fevereiro de 2023.

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sudeste da Turquia e o noroeste da Síria e milhares de pessoas com seus animais de estimação, tiveram seus apartamentos reduzidos a ruínas enquanto dormiam.

As operações de resgate são desafiadoras porque as áreas atingidas são de difícil acesso e as condições de clima frio intenso dificultam ainda mais.

Fizemos uma matéria sobre como ajudar as ONGs e instituições que estão dando assistência às vítimas humanas dessa catástrofe, porém, tem muitos animais que também ficaram soterrados debaixo dos escombros e o socorro para eles é bem escasso, porque são poucas as equipes de resgate animal.

Ademais, as equipes de resgate desses animais, fazem parte de ONGs de Proteção Animal que precisam de nosso apoio para dispor dos recursos necessários para socorrer, resgatar, abrigar, tratar e alimentar os animais feridos.

Pensando em todas essas necessidades, este conteúdo traz informações sobre como ajudar estas ONGs a disporem de recursos para prestar assistência aos animais da Síria e da Turquia.

Animais feridos e em estado de choque na Síria

Muitos animais estão feridos e em estado de choque e nem comem, segundo informou a organização de bem-estar animal Ernesto’s Sanctuary for Cats in Syria, na quarta-feira, após retornar de uma operação de resgate em Aleppo.

Outra Ong local, a Haytap-Animal Federation in Turkey fez até um vídeo mostrando a situação de alguns animais resgatados. Alerta de impacto emocional 😥

Equipes de resgate lutam para chegar a algumas das áreas mais atingidas, prejudicadas por estradas destruídas, mau tempo e falta de equipamentos necessários. Alguns locais estão completamente sem combustível e eletricidade e, mesmo diante de tantas limitações, as equipes destas ONGs vêm realizando esforços para socorrer os animais.

Poucas pessoas para ajudar os animais

O terremoto afetou cerca de dez grandes cidades, cobrindo uma grande área e, segundo informações da Haytap-Animal Rightes Federation in Turkey, só está conseguindo ter acesso a uma parte da área, por causa da quantidade limitada de pessoas e recursos treinados.

Foi montado um hospital de campanha para animais em Antakya, capital da província turca de Hatay:

“Animais com ossos quebrados começaram a chegar à nossa tenda hospitalar”. Infelizmente, as condições meteorológicas estão muito más e existe o risco de ficarmos presos nas estradas. Atualmente estamos com cerca de 15 a 20 voluntários na área. Mas, por causa da ajuda limitada do governo para resgatar pessoas presas sob os prédios, elas estão até nos pedindo ajuda para resgatá-las. Estamos tentando fazer o possível para ajudar os dois lados (animais e humanos).”- informou esta entidade de proteção animal.”

Esta instituição também está recebendo ligações de pedidos de socorro de pessoas buscando resgatar seus animais presos em outras províncias atingidas pelo terremoto.

Gatos deficientes em abrigo em Hatay

Para se ter uma ideia, em Hatay, um abrigo de animais está com 300 gatos deficientes.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Haydar Özkan (@haydar.ozkan)

Haydar Ozkan, que faz parte da HayKonfed Animal Rights Confederation, informa que os animais precisam de comida, água e cuidados médicos.

“A quantidade de comida que temos não é suficiente para todas as nossas rotas. Teremos que voltar para Adana e comprar comida extra”, disse Haydar Ozkan.

ONGs de animais locais carecem de recursos

Outras ONGs, como Pets in Turkey e Raise Your Paw também enfrentam dificuldades para socorrer os animais:

“Tantas pessoas e animais estão mortos, feridos e ainda presos. Estamos tentando desesperadamente encontrar maneiras de ajudar os cães e gatos necessitados”, disse a organização suíça de bem-estar animal Pets in Turkey nas redes sociais.

Juntamente com a Raise Your Paw, a organização enviou 450 quilos de ração seca para cães, 225 quilos de ração seca para gatos e oito caixas de ração úmida para a Turquia.

“Temos consciência de que não é suficiente. A magnitude do desastre está além da imaginação.

Nos próximos dias, planejamos fazer mais para resgatar também os animais da região. No entanto, neste momento, ainda estão tentando resgatar as pessoas dos prédios desabados, e as fortes condições do inverno são uma barreira enorme”, informou a Pet in Turkey.

Há algum tempo esta organização está ativa na região e sua missão é ajudar cães e gatos na Turquia que, infelizmente, vinham sendo abandonados em grande número e com frequência pelos seus humanos.

ONGs de animais internacionais prestam apoio

Algumas renomadas e atuantes ONGs de Proteção Animal estão mobilizando ações para prestar ajuda aos animais da Síria e Turquia, como:

International Fund for Animal Welfare-IFAW

Enquanto os esforços humanitários estão em andamento, o International Fund for Animal Welfare- IFAW tem o objetivo de dar o apoio de emergência a organizações locais na Turquia e na Síria para ajudar os muitos animais afetados por esta catástrofe.

Esta ONG também está trabalhando em parceria com organizações que já dava apoio anteriormente na região, como a House of Cats Ernestos, para identificar que tipo de ação é necessária.

O IFAW ajuda animais e suas famílias afetados por desastres em todo o mundo e tem décadas de experiência em resposta a desastres, por isso, as suas equipes e parceiros estão habilmente equipados para ajudar animais e pessoas, mesmo nas emergências mais graves.

Para apoiar o trabalho emergencial dessa Ong, entre->AQUI e realize uma doação financeira que se converterá em ajuda e cuidados urgentes para os animais e as comunidades necessitados.

People for the Ethical Treatment of Animals-PETA

A organização People for the Ethical Treatment of Animals-PETA está com a campanha de Ajuda de Emergência para Animais na Síria e na Turquia, por meio do Fundo de Compaixão Global da PETA.

Essa campanha tem a finalidade de dar assistência para cães, gatos e outros animais que ficaram desabrigados, assustados, feridos, sem humanos para cuidar deles e em risco de morrerem de fome e frio.

Cada minuto representa uma luta pela sobrevivência deles, pois muitos vagam pelos escombros enquanto lutam com ferimentos não tratados e um frio de gelar os ossos.

Equipes de resgate estão na Turquia e o Fundo de Compaixão Global (GCF), da PETA, serve para fornecer apoio financeiro.

A organização parceira Vegan Derneği Türkiye está distribuindo alimentação para cães e gatos, caixas de resgate, coleiras e outros suprimentos urgentemente necessários, por meio de uma rede de grupos locais que cuidam de animais em algumas das áreas mais devastadas.

Para doar ao Fundo de Compaixão Animal entre -> AQUI.

Ajude e seja a voz dos animais

Se não puder ajudar financeiramente, ajude divulgando estas informações ou sendo a voz dos animais que, além de serem vítimas desta catástrofe, sofrem pela pouca ajuda que existe. Por isso, o socorro se torna mais reduzido para eles. 😥

Por Deise Aur

Fonte: Green Me

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.